Ainda hoje muitas pessoas nos interrogam sobre a razão para o Nome: Nazarenos. Outros desejam saber se a procedência desse Nome para os seguidores do Messias é de origem bíblica.
Em resposta a essas duas perguntas, o que fazemos é abrir a Bíblia em Atos 24.5, onde Paulo é acusado de ser o “principal agitador da seita dos Nazarenos”. Você deve perceber que é uma acusação, e como tal deveria ter a força da evidência, pois estava sendo feita diante do governador ou procurador da província romana da Judéia.
Portanto, a verdade era que naquela época, na época em que este julgamento estava acontecendo, era por certo que existiam os Nazarenos, e Paulo era um deles.
Solicitamos que leia em sua própria Bíblia o texto citado, leia Atos 24.5 e comprove por si mesmo a verdade que estamos apresentando: Paulo, ou Saulo de Tarso, o apóstolo, era um Nazareno. Veja o comentário a seguir:
Documento 0002 – Arquivo Geral da CIN
“Nazarenos: Nome dado aos cristãos...” Nota de pé de página para Atos 24.5 na Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, Edição de 1999.
Vamos determinar com exatidão a época histórica em que o julgamento de Paulo diante de Antonio Felix aconteceu. Consultamos a mesma Edição da Bíblia de Estudo Almeida citada na página anterior e verificamos que Antonio Felix foi governador da província romana da Judéia desde 52 até 60 d. C. (Nota de pé de página para Atos 23.24). Isto significa que entre 52 e 60 d. C. os seguidores do Messias eram conhecidos pelo nome de Nazarenos. Isso quase 30 anos depois da implantação da Comunidade.