Acreditamos que a reunião de todos aqueles que estão unidos numa mesma fé, ou, como o apóstolo Paulo escreve em 1ª Coríntios 1.10, os que estão "unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" formam uma "Comunidade".
Podemos encontrar algum texto de apóio na Bíblia que demonstre que os primeiros seguidores do Messias formavam uma Comunidade? Sim, existem essas provas:
Veja o texto que encontramos em Atos 6.2 -- "Então, os doze convocaram a Comunidade dos Discípulos...” Bíblia Versão Revista e Atualizada.
Considere com atenção a explicação do contexto histórico deste texto acima: Todos os membros da Comunidade, aqui chamados de “Discípulos” foram convocados para determinar as diretrizes a ser tomadas em relação com a eleição dos diáconos. Você deve guardar em sua memória o fato: Quem foi convocada para essa reunião? Resposta: A “Comunidade”, ou seja, a totalidade dos “discípulos”.
Após eleitos os sete homens para ocupar esse encargo como diáconos, veja o texto a seguir:
“O parecer agradou a toda a Comunidade...” Atos 6.5 – Isto significava que todos os membros/discípulos estavam de comum acordo e não havia divergência de opinião.
Assim, temos uma distinção entre os que convocam e os convocados:
Autoridade para convocar: Os Doze, os apóstolos.
Os que obedecem à convocação: A Comunidade.
Ainda em Atos 15.30 lemos: “Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a Comunidade, entregaram a epístola” Versão Revista e Atualizada.
Explicação do contexto histórico:
Era necessário determinar as diretrizes para a inclusão dos gentios na Comunidade, e depois de chegar a um acordo aprovado por todos, escreveram uma carta, ou epístola, para que essa determinação fosse conhecida também por quem não participou dessa reunião.
A semelhança de Atos 6, na eleição dos diáconos, também houve aqui um “pleno acordo” (Atos 15.25), ou seja, todos estavam num mesmo pensamento, num mesmo parecer e opinião, não havia discórdia e nem divergências.
Somos uma Comunidade de Fé, o que significa que temos uma fé em comum, que é igual a todos, como se encontra em Efésios 4.5 – “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos...” Desta fé que nos é comum, todos participamos. Por ser assim, entendemos que a Fé como “Doutrina” deve ser um modelo de obediência:
“Crescia a Palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé” Atos 6.7.